Primavera

Escrito Por: Publicado em: ROOT Data de Criação: 05/09/2020 Acessos: 181 Comentários: 0

Primavera, a estação das flores!

A primavera é uma estação do ano. Essa estação é caracterizada por apresentar dias com temperaturas amenas, além disso, em algumas regiões, também ocorre a floração de diversas plantas. A primavera inicia-se logo após o inverno e encerra-se dando início à estação do verão.

Características da primavera

A primavera é conhecida como a estação das flores, no entanto, essa é uma característica da primavera apenas em algumas regiões do planeta. No Brasil, as estações do ano não são bem definidas e o período de floração das plantas ocorre em épocas distintas, não apenas na primavera, variando de acordo com as espécies. No Cerrado, por exemplo, os ipês florescem no inverno, trazendo um colorido especial à paisagem seca.

A primavera no Brasil é mais caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão. Na primavera, após o fim do inverno seco, iniciam-se as chuvas que são mais frequentes com a chegada do verão. As temperaturas também são mais amenas, embora, em muitas regiões do país, o inverno não seja necessariamente uma estação de frio excessivo.

Quando ocorre a primavera?

A primavera, no Brasil, inicia-se entre os dias 22 e 23 de setembro e segue até o dia 21 ou 22 de dezembro. Como dito anteriormente, ela tem início logo após o fim do inverno e antecede o verão. Em 2019, ela começa no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro

Quando ocorre a primavera no hemisfério Norte?

No hemisfério Norte, as estações do ano não ocorrem na mesma época que no hemisfério Sul. Assim, quando é primavera no hemisfério Norte, no hemisfério Sul temos o outono. No hemisfério Norte, a primavera inicia-se entre os dias 20 e 21 de março e termina entre os dias 22 e 23 de junho, iniciando, assim, o verão.

O que são as estações do ano?

As estações do ano ocorrem devido ao movimento que a Terra faz em torno do Sol, denominado de movimento de translação. A Terra orbita o Sol com o seu eixo de rotação inclinado em relação ao seu plano orbital, assim, os raios solares incidem mais sobre um hemisfério que sobre o outro, iluminando-o e aquecendo-o mais que ao outro hemisfério.

Na linha do Equador, todas as estações são parecidas, devido à incidência solar ocorrer durante o mesmo período de tempo, todo o ano, e o Sol do meio-dia manter praticamente a mesma altura. Isso já não ocorre à medida que nos afastamos da linha do Equador.

A incidência solar varia de forma mais acentuada à medida em que nos afastamos da linha do Equador e as diferenças entre as estações também são mais acentuadas. Existem quatro estações do ano. São elas:

Primavera: caracterizada pela presença das flores na vegetação;

Verão: caracterizado pelas temperaturas mais altas;

Outono: caracterizado pela queda das folhas na vegetação;

Inverno: caracterizado pelas temperaturas mais baixas.

É importante lembrar que essas características distintas das estações são melhor observadas em regiões distantes do Equador. No Brasil, por exemplo, são observadas apenas uma estação chuvosa (verão) e uma estação seca (inverno), principalmente na região Norte e Nordeste. Na região Sul, já se pode observar melhor as diferenças entre as estações.

 

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/primavera.htm